Pesquisas destacaram que a transição da menopausa está associada a efeitos cardiovasculares, ósseos e de humor e pode impactar riscos futuros à saúde em mulheres na pós-menopausa.
Durante a transição da menopausa e além, as mulheres devem ser encorajadas a manter exames de saúde de rotina, incluindo exames para câncer cervical, câncer de mama e câncer de cólon, bem como para quaisquer riscos à saúde identificados, como ganho de peso excessivo, adiposidade abdominal, pré-diabetes e diabetes, hipertensão, hiperlipidemia, riscos de depressão e transtornos de humor, doenças cardiovasculares (DCV) e osteoporose.
O cuidado integral de mulheres na pós-menopausa envolve a otimização do estilo de vida. Isso inclui otimizar a nutrição, evitar o sedentarismo e aumentar a atividade física, adicionar exercícios ou treinamento de força e resistência, dormir o suficiente, reduzir o estresse, diminuir o consumo de álcool e evitar fumar.
A maioria das mulheres não apresentam sintomas graves da menopausa, e algumas apresentam poucos ou nenhum sintoma incômodo.
No entanto, independentemente dos sintomas, as alterações hormonais na menopausa têm efeitos sistêmicos, aumentando o risco de DCV, diabetes mellitus, cânceres associados à adiposidade central e perda óssea e fratura por fragilidade.
Por tudo isso, a importância de um acompanhamento com um profissional que entenda de hormônios bioidenticos.
Fonte: https://www.cell.com/cell/fulltext/S0092-8674(23)00905-4?_hsmi=272667118&_hsenc=p2ANqtz-_jMNYajraKNX3kC5x3hMH_Czw4HOCsFWx4shtsBPMj1otizX2sviIcYHjfmweADsQS1KcNn1pghATcVBVEcCwSyAvTBg